Balão Inflável na geração de energia.

A empresa canadense Magenn Power desenvolveu uma solução diferente, uma turbina para geração de eletricidade montado em um balão designado por Magenn Power Air Rotor System (M.A.R.S.) a proposta da Magenn concretiza-se através de um balão de hélio com um conjunto de pás rotativas que estão colocadas de forma a que o vento as faça rodar em torno do eixo horizontal.

Através deste movimento de rotação, os geradores convertem a energia mecânica em eléctrica enviando-a para armazenamento nas baterias que estão situadas em terra.
Segundo o autor do projecto, as turbinas convencionais tem a desvantagem de estar fixadas ao solo e, consequentemente, dependentes do vento que passe na sua localização. Esta abordagem propõe que essas limitações sejam ultrapassadas através da elevação do sistema para uma altura de 300 metros, onde se beneficiará das brisas constantes aí existentes. A produção de energia estima-se em cerca de 10 KWatts e funciona com ventos entre 6 km/h e 100Km/h.
O modelo de 10 Kw tem um diâmetro 10 metros por 20 metros de comprimento volume de 500 m³ de gás hélio, além da sustentação aerostática esse modêlo também se beneficia do Efeito Magnus.
Segundo o seu inventor Fred Ferguson o efeito combina a elevação flutuante do gás hélio e a força aerodinâmica (Magnus) para estabilizar a Air Rotor. Nos testes realizados o Air Rotor ficou em uma posição quase vertical em ventos de diferentes velocidades, pela combinação das duas forças, uma vez que o efeito Magnus aumenta à medida que cresce a velocidade do vento.
Para saber mais desse projeto http://www.magenn.com

This entry was posted in Ultimas Notícias. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *