Infláveis Definição e Tipos de Construção

Como ocorrem em certas tecnologias que se encontram em seus primórdios não está bem definida a terminologia dos infláveis, sendo que algumas palavras parecem ser de consenso no mundo todo.
Os termos infláveis em português ou popularmente balão ou balão inflável, hinchables em espanhol ou inflables em inglês ou cold air Inflatables, cold-air balloons, (essa denominação ocorreu principalmente com os fabricantes de balões de ar quente para diferenciar os infláveis promocionais )e outros competem entre si para descrever essa toda essa tecnologia e as vezes para descrever somente um aspecto particular da mesma. Para defini-la com alguma precisão deveriam ser conhecidas como “construção de baixa pressão” termo esse que englobaria o controle e a estabilização de todo o tipo de estrutura por meio de diferença de pressão.

Inflável Pneumático
Toda e qualquer estrutura suportada pela ação da diferença de pressão criada com ar ou gases.
Exemplo: Botes salva vidas, brinquedos, piscinas e os pneus, também incluem  nessa categoria os blimps inflados com gás hélio.

Inflável Suportados por Ar
Estrutura de uma só membrana, suportada por uma pressão ligeiramente superior a atmosfera e que
consistem em uma só membrana estrutural que está com uma pequena diferença de pressão de ar, ou seja no seu interior há uma pressão ligeiramente superior a da atmosfera, geralmente em torno de 15 a 25 mm por isso as entradas e saídas se dão por câmeras de passagem ocorrendo uma perda de pressão, devendo sempre ser compensada, estruturas convencionais exercem uma pressão positiva sobre o solo, ja nesse tipo de estrutura a diferença de pressão exerce uma força ascensional e necessitam ser bem fixadas ao solo.
Exemplo:  Edifícios para armazenamento, hangar e pavilhão de exposição.

Inflável Mantido a Ar
Estrutura na qual o ar é contido por camaras para formar elementos estruturais inflados, como colunas vigas arcos e paredes.
Basicamente uma construção mantida a ar de forma pneumática consiste em tubos flexíveis que suportam somente por diferença de pressão, essa diferença cria resistência necessária para suportar as cargas gravitacionais e a tensão do vento.
Uma analogia muito simples é uma mangueira de agua, que quando vazia fica sem estabilidade quando passamos por ela um jato de agua ela adquire pressão e fica tencionada com maior rigidez, a agua provoca uma diferença de pressão que mantém suas paredes rígidas.
Exemplo: muito comum hoje em dia são pequenas barracas de campista que não se utilizam de estruturas metálicas e sim tubos inflados com ar para a sustentação do tecido.

This entry was posted in Curiosidades, Modelos de Infláveis and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *